RESUMO
Código: 431
Tipo: Relato Técnico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo de Usuário: Necessidades Informacionais de Empresas Contratantes de Pesquisa de Mercado
 

Este trabalho tem como objetivo principal compreender o motivo de empresas utilizarem pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, estabelecendo uma comparação entre o que elas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. A principal abordagem metodológica se baseou no ‘Modelo para identificação das necessidades, busca e uso da informação’ (Mafra Pereira, 2010), e a partir dele foi elaborado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa sediados em Belo Horizonte (MG). Os resultados mostraram a aplicabilidade do modelo, sendo identificadas as necessidades informacionais, as lacunas de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais; além dos procedimentos metodológicos adotados para a realização e análise dos resultados alcançados.