RESUMO
Código: 428
Tipo: Artigo Científico
Área: Sustentabilidade
Tema: Tópicos especiais em Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo de Viabilidade Financeira Na Oferta de Produtos de Panificação e Massa Orgânica
 

As questões ambientais tem se revelado presente na decisão de compras dos consumidores com consciência ambiental que, cada vez mais, optam por produtos e serviços que causem o menor impacto ambiental possível, sendo que a exploração desse nicho de mercado pode representar uma estratégia para criação e manutenção de vantagem competitiva. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade financeira na oferta de produtos de panificação e massa orgânica aos consumidores da cidade Cascavel-Pr. No desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado o modelo adaptado de análise de investimentos para fabricação de produtos ecologicamente corretos, desenvolvido por Bertolini (2009). Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva aplicada aos dados coletados por meio de questionários a 400 consumidores distribuídos por estratos de acordo com a renda. O resultado da pesquisa evidenciou que os consumidores valorizam a oferta de produtos ecológicos, principalmente os alimentos orgânicos, no entanto, o valor que estão dispostos a pagar não cobre o aumento dos custos de produção, o que torna a oferta desses produtos inviável financeiramente.