RESUMO
Código: 422
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional, de Negócios e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Comportamento Estratégico de Micro e Pequenas Empresas do Setor de Prestação de Serviços Baseado Na Tipologia de Miles e Snow
 

O objetivo deste artigo é analisar qual o comportamento estratégico das micro e pequenas empresas de prestação de serviços da cidade de Concórdia-Santa Catarina, baseado na teoria de Miles e Snow (1978). O método utilizado neste trabalho foi uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio de um survey estruturado a partir do modelo de Miles e Snow (1978), baseado no comportamento estratégico, características da empresa e dos gestores. Os dados foram analisados a partir do método de 11 dimensões, segundo Connant et. al., (1990) e de uma dimensão, segundo Snow e Hrebiniak (1980). Como resultado verificou-se que as empresas de serviços possuem comportamento estratégico baseado no posicionamento analítico, isso quer dizer que as empresas procuram se manter no mercado estável, mas também estão em busca de novos produtos e mercados. Esta pesquisa contribui para identificar o modelo de comportamento estratégico adotado pelas empresas de serviços pesquisadas, ambiente este que atualmente possui grande influencia no desenvolvimento dos Estados de Santa Catarina.