RESUMO
Código: 411
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
Identificando Mecanismos de Ensino de Gerência de Projetos em Cursos de Sistemas de Informação
 

O ensino de gerência de projetos deve ser pautado pela associação entre os conhecimentos teóricos, incluindo processos, metodologias, boas práticas, e também na possibilidade de se aplicar tais conhecimentos na prática. Particularmente, tem-se procurado utilizar diversos mecanismos para tornar o ensino de gerência de projetos mais atraente, além da exposição teórica, tais como o uso de projetos reais, de jogos educacionais, de atividades em grupo e o uso de softwares de gerenciamento de projetos. Este estudo teve como objetivo de identificar que mecanismos têm sido utilizados no ensino de gerência de projetos, particularmente em cursos de Sistemas de Informação. Foi possível observar que o ensino de gerenciamento de projetos nestes cursos se dá principalmente por meio do guia PMBOK. A adoção de métodos ágeis associados à gerência de projetos ainda é incipiente. Os professores adotam aulas expositivas e o ensino por meio de projetos. A interdisciplinaridade, os estudos de caso e o uso de laboratório foram reportados como adotados pela metade dos professores. Pôde-se perceber ainda um grande enfoque nos produtos típicos das áreas de conhecimento de escopo, tempo e custo. Por fim, observou-se o uso um pouco mais amplo do MS Project, porém outros softwares também são adotados.