RESUMO
Código: 397
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

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da Neurociência à Análise Sensorial: Percepções de Consumidores Sobre A Gastronomia Japonesa
 

As Neurociências e a Análise Sensorial vem, significativamente, aumentando suas participações nos espaços da literatura, como sujeitos e objetos de estudos científicos explicativos de comportamentos. Uma das múltiplas aplicações destes campos do conhecimento situa-se na identificação e análise de pessoas, para que seja possível dirigir-lhes produtos e serviços consistentes. Neste contexto, este artigo objetivou avaliar, sob a perspectiva da análise sensorial, a percepção dos consumidores sobre especialidades de gastronomia japonesa em oito restaurantes de Varginha-MG, utilizando-se de métodos quantitativos, com a participação de 449 consumidores. Para o tratamento dos dados, utilizou-se de estatísticas multivariadas. Os resultados demonstraram que o modelo analítico de estudo (contemplando os cinco sentidos) foi adequado, e o construto de maior expressão foi o “paladar”, que apresentou maior correlação referente ao “tato” (consistência/textura). A análise sensorial apontou a necessidade de maior cuidado quanto ao estímulo visual das especialidades. As Redes Neurais resultantes demonstraram a consistência do modelo aplicado. Ainda assim, ressalta-se a necessidade de se realizar experimentos mais completos, no campo das neurotecnologias, otimizando as possibilidades das Neurociências, da Análise Sensorial e do Marketing Experiencial.