RESUMO
Código: 377
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Tecnologia e Competitividade

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégia de Captação de Recursos Financeiros em Micros, Pequenas e Médias Empresas: Um Estudo Empírico Sobre O Uso e Usuários do Crédito no Estado de Minas Gerais
 

Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de captação de recursos adotadas pelas micro, pequenas e médias empresas, em função do perfil financeiro da dívida e da finalidade do crédito pretendido. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e questionário. A pesquisa foi desenvolvida na forma descritiva, com abordagem quantitativa, tendo como público-alvo as micro, pequenas e médias empresas da região central do SEBRAE Minas Gerais. Inicialmente, este estudo fez a revisão bibliográfica a qual nos forneceu o suporte para aplicação do questionário de pesquisa. Após consolidar os dados desse questionário, identificou-se o capital próprio como principal fonte de financiamento das micro, pequenas e médias empresas. Além disso, os gestores dessas organizações afirmaram que utilizam esse recurso para as estratégias de curto e longo prazo. No que se refere ao emprego do recurso de terceiros, foi percebido que a maioria das empresas pesquisadas não possui estratégia definida para o consumo deste, sendo que o custo da operação é o ponto fundamental para definir qual linha de crédito deve ser contratada. Outro ponto observado foi o desconhecimento dos gestores quanto ao portfólio de linhas de créditos apresentados pelos bancos, principalmente nos recursos exclusivos para investimentos de longo prazo.