RESUMO
Código: 375
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Gestão da Saúde

 

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Prontuário Eletrônico do Paciente: Aceitação de Tecnologia Por Profissionais de Saúde
 

Diversas inovações tecnológicas foram incorporadas no setor de saúde quanto ao controle e gestão de informações sobre histórico do paciente. Buscando atender as premissas propostas pelo modelo TAM, no contexto específico de gestão hospitalar, o problema de pesquisa foi: Como usuários de prontuário eletrônico do paciente percebem a utilidade e facilidade desta tecnologia em seu cotidiano? Pretendeu-se desenvolver estudo descritivo onde o objetivo principal foi descrever e analisar as variáveis que influenciam na percepção da utilidade e facilidade de uso de prontuário eletrônico do paciente sob o ponto de vista dos profissionais da área da saúde da região Metropolitana de Belo Horizonte. Especificamente, pretendeu-se: descrever a percepção de utilidade; descrever a percepção de facilidade de uso, e; analisar o perfil dos respondentes envolvidos com a tecnologia. O questionário eletrônico foi enviado a profissionais que atuam na área da saúde, por meio da técnica de snow ball e por acessibilidade e disponibilidade. Os resultados apontaram que ocorre utilidade percebida com o uso da tecnologia, sendo que alguns profissionais indicaram dificuldades de uso. Os resultados e discussões gerados nesta pesquisa, apesar das limitações, indicam a importância de novos estudos que envolvam a saúde e a importância da tecnologia para a sociedade.