RESUMO
Código: 367
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Estratégia e Gestão de Portfolio 

 

Abrir
Arquivo

 
Formação da Estratégia Como Prática Na Realidade da Empresa Familiar e A Gestão da Qualidade: Um Estudo de Caso
 

O objetivo deste estudo foi analisar como acontece a formação da estratégia e a estratégia como prática considerando a figura do empreendedor e a gestão da qualidade neste processo. O referencial teórico foi construído a partir dos autores Mintzberg e Waters (1985) e Andersen (2004, 2013) para a formação da estratégia; Schatzki (2001, 2002, 2003, 2005, 2006) na análise da estratégia como prática por meio de três fenômenos entendimentos, regras e estrutura teleoafetiva; os conceitos da Escola Empreendedora segundo Mintzberg; Ahlstrand; Lampel (2010), a realidade da empresa familiar apontados por Leoni (1991) e Lodi (1993), e a gestão da qualidade, segundo os autores Carpinetti (2009) e Curkovic e Pagell (1999). A metodologia utilizada foi qualitativa, com o estudo de caso único, envolvendo entrevistas semiestruturadas com o gestor e os colaboradores, observação não participante e coleta de dados documentais, possibilitando, a triangulação dos dados. O objetivo deste estudo foi analisar as modificações estratégicas realizadas, a partir da mudança dos gestores e após a implementação da certificação de qualidade. Ficou evidenciada a relevância dos gestores e colaboradores durante o processo de formação da estratégia, bem como a estratégia como prática, nas atividades orientadas por um empreendedor, na busca pela qualidade.