RESUMO
Código: 343
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Internacionalização e Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégias de Internacionalização: Estudo Multicasos de Pequenas e Médias Empresas de Santa Catarina
 

Este estudo teve como objetivo compreender as estratégias adotadas pelas pequenas e médias empresas (PMEs) do Oeste de Santa Catarina para a internacionalização como forma de crescimento e estabilidade em mercados estrangeiros. O método de pesquisa utilizado trata-se de pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, a amostra foi composta por três gestores de empresas da região oeste de Santa Catarina, participantes do Projeto Exporta – SC, projeto realizado por intermédio do Sebrae. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise do conteúdo. Os resultados apresentam que a forma de internacionalização das três empresas compreendeu o modelo de Uppsala (Teoria Comportamental) e o modo de entrada utilizado foi a exportação. Esta pesquisa apresentou como contribuição empírica a compreensão da atuação estratégica de PMEs que busca a internacionalização como uma forma de crescimento e desenvolvimento econômico.