RESUMO
Código: 334
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Tecnologia e Competitividade

 

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A Adaptação das Associações de Táxi Ao Novo Modelo de Negócio do Transporte Individual de Passageiros
 

Este estudo visou identificar e analisar as mudanças no modelo de negócio das associações de taxi no Brasil após as inovações introduzidas no sistema de transporte individual de passageiros. A pesquisa realizada é um estudo de caso com abordagem qualitativa, coletando dados através de entrevistas com associações de taxi na cidade de Curitiba. Este estudo permitiu identificar as mudanças ocorridas no modelo de negócios das associações e comparar os modelos anterior e atual utilizando o Método Canvas de análise de Modelo de Negócio (Osterwalder e Pigneur, 2011). Como principal contribuição, o estudo uniu teorias de modelo de negócios, inovação sustentadora e economia compartilhada, sob a perspectiva do sistema de transporte individual de passageiros através das associações de taxi. Estudar o modelo de negócio de um serviço de interesse público que sofre o impacto de uma inovação - como é o caso dos serviços de taxi – abre portas para identificar outros serviços regulamentados suscetíveis a impactos similares.