O objetivo deste estudo é analisar as publicações internacionais que associam a coopetição e a inovação, identificando oportunidades de futuras pesquisas. Baseando-se em técnicas bibliométricas, o estudo foi realizado na base Web of Science em duas etapas: (i) busca e (ii) análise sistemática da literatura. A partir da busca sistemática foram identificados 49 artigos publicados até abril de 2016 em 28 periódicos, dentre os quais se destacam: Industrial Marketing Management, Technovation, Journal of Business Research e Technology Analysis & Strategic Management. Na segunda etapa foram lidos, analisados e sintetizados os textos completos de 27 artigos que associam claramente as temáticas coopetição e inovação. A maioria deles é de estudos empíricos (qualitativos e quantitativos). Alguns estudos empíricos quantitativos sugerem, por exemplo, que a coopetição impacta positivamente o desenvolvimento de inovações de produtos/serviços, tanto incrementais como radicais. A análise das publicações identificadas neste trabalho aponta que as temáticas coopetição e inovação são próximas e complementares, e que existem diversas possibilidades para futuros estudos, tais como, examinar se e como a coopetição aumenta o potencial de criação de valor da inovação; e analisar diferentes combinações de mecanismos interorganizacionais e intraorganizacionais que fazem com que a coopetição impacte o desempenho da inovação nas empresas.
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