A tecnologia empregada na reparação de pneus parece ser simples, mas quando analisamos a sequência necessária para torna-lo pronto para utilização desvendamos a verdadeira complexidade que envolve o procedimento para prepará-lo, tornando-o pronto para ser empregada em veículos. O objetivo deste estudo é analisar as barreiras para implantar um processo inovador em substituição a uma sistemática dominante na reparação de pneu, especificamente na recapagem, com a aplicação de bandas ideais para utilização do produto, em um estudo de caso na região centro-sul do Estado do Paraná. O artigo aborda os obstáculos para implementação de uma tecnologia que aperfeiçoa um produto, as barreiras culturais da organização enfrentadas pelos seus gestores, preparando os colaboradores para entenderem e aplicarem novos conceitos e procedimentos. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com diretores e colaboradores da empresa. Como resultado alcançado é possível perceber que as ações adotadas a partir da participação dos colaboradores nas rotinas internas de recapagem do produto a serem ajustadas para as novas técnicas viabilizaram a implementação do processo de inovação incremental, possibilitando a modernização da empresa para atender às exigências do mercado.
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