Nas organizações a gestão de projetos ganhou papel central, enquanto que nas escolas os alunos não são confrontados com problemas do mundo real. Esta lacuna possibilita que novas soluções sejam propostas para se inovar nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo, portanto, é verificar a aceitação de alunos de ensino médio sobre um treinamento extracurricular em gestão de projetos com utilização de aplicações Web 2.0 como ferramentas de ensino e aprendizado. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa exploratória, utilizando a realização de um grupo focal com os alunos e entrevistas com os discentes da escola em questão. As evidências expressam a opinião dos entrevistados quanto ao relacionamento do estudo no ensino médio com as demandas do mercado de trabalho, a visão sobre a importância da gestão de projetos enquanto disciplina de estudo, a experiência prévia dos alunos com aplicações Web 2.0 e seu uso nos processos de ensino e aprendizagem, corroborando em grande parte as implicações do referencial teórico. Os alunos se mostraram dispostos a participar de um curso extracurricular que atenda seus anseios e expectativas, sendo que a disciplina de gestão de projetos se revelou como uma excelente alternativa nesta situação.
|