RESUMO
Código: 256
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

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Estratégias de Conhecimento Nas Aquisições Por Três Multinacionais Brasileiras
 

Nesta pesquisa qualitativa, baseada em um estudo multi-caso, analisamos o padrão de aquisições internacionais das multinacionais brasileiras Gerdau, empresa do ramo de metalurgia e siderurgia, Petrobrás, do ramo de petróleo e gás, e Vale, empresa mineradora, para inferir as motivações de conhecimento potencialmente subjacentes as aquisições dessas empresas. A análise dos três casos, com dados secundários coletados, para o período entre 2003 e 2007, classifica as aquisições segundo a abordagem de prospecção (exploration) ou de exploração (exploitation) de recursos e ao longo de duas dimensões: o conhecimento do negócio (business knowledge) e o conhecimento da localização (location knowledge), seguindo o modelo de Ferreira (2005) baseado em March (1991) e Chandler (1962). Os resultados permitiram identificar que as aquisições da Gerdau, Petrobrás e Vale privilegiam a exploração de seus recursos e capacidades desenvolvidos no mercado doméstico, mais do que a prospecção de novos recursos e capacidades. No que diz respeito à participação acionária nas empresas adquiridas não se observou na totalidade das aquisições o padrão esperado de participação majoritária na estratégia de exploração dos recursos, e tampouco uma participação minoritária nas aquisições visando a prospecção de novo conhecimento.