RESUMO
Código: 216
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Armas e Campos da Competição e A Gestão em Alimentos e Bebidas no Turismo: Um Estudo em Restaurantes de Florianópolis
 

Foram investigados fatores que possibilitam que restaurantes especializados em frutos do mar em Florianópolis obtenham vantagem competitiva no seu ambiente de negócio. Estes fatores foram analisados a partir do Modelo de Armas e Campos da Competição. Duas proposições foram elencadas. Analisamos o conteúdo de entrevistas com 13 especialistas do trade turismo e com os proprietários de 36 restaurantes com a proposta de turismo gastronômico e cultural na região. Os resultados apontaram sete fatores relevantes à concorrência neste ambiente: tradição e identidade local; localização; atendimento; ambiente; culinária; estrutura física e administrativa; e gestão e recursos. As contribuições residem na proposta teórica de se incluir o fator localização como uma Arma da Competição, pois o mesmo não é demonstrado pela teoria; e a contribuição prática e gerencial ao apontar os fatores de competição entre os restaurantes.