O conceito de cidade criativa proposto por Landry foi cunhado a partir dos debates sobre a economia criativa no fim dos anos 1990. Desde então diversos estudos focam neste tema. Cidades criativas são ambientes facilitadores, tolerantes, inclusivos, diversificados e vitais para o desenvolvimento das pessoas. Além disso, são enriquecedoras de cultura, inovadoras em projetos de urbanização e agentes de fomento para a economia. O objetivo geral deste artigo foi averiguar se a cidade de Itajaí apresenta condições estruturantes para ser reconhecida como uma cidade criativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo duas entrevistas em profundidade e dois grupos focais, buscando conhecer a percepção de parte da população e alguns governantes da cidade sobre esta temática. Subsidiaram ainda os achados deste estudo, o uso de dados secundários quantitativos obtidos na Secretaria de Planejamento da cidade. As principais considerações deste estudo revelaram que, embora Itajaí não apresente atributos essenciais para ser reconhecida como uma cidade criativa, percebeu-se que a mesma possui em seu DNA elementos potenciais para no futuro, se quiser, obter este título.
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