RESUMO
Código: 205
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

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Competências Coletivas no Âmbito da Gestão de Projetos
 

O significado de competência frequentemente pode ser compreendido como a capacidade de indivíduos, de uma coletividade de pessoas ou de uma organização para mobilizar e combinar recursos, sejam estes conhecimentos, habilidades ou know-how, objetivando realizar atividades ou determinadas ações. Quando o foco destas ações visa gerar direcionamentos estratégicos, aliados a competências coletivas ou individuais, identificar quais competências são mais relevantes, se torna imprescindível. Esta é a finalidade deste estudo teórico que buscou conhecer o contexto de competências coletivas no âmbito da gestão de projetos, apresentando as principais características que essa combinação produz e ao mesmo tempo iniciando um campo de estudos das competências essenciais e necessárias que combinam atividades individuais e coletivas na busca de resultados estratégicos para as organizações. Constatou-se a escassez de trabalhos que avaliem especificamente competências coletivas em projetos e algumas diferenças deste ambiente, marcado pela temporalidade e pluralidade de partes interessadas em relação a modelos clássicos