Este artigo contém relato de pesquisa sobre a teoria da inovação e sua aplicação na gestão de uma instituição federal de ensino superior. A transição entre gestões traz no planejamento da atual gestão a possibilidade de implementar inovações, desde pequenas variações nas práticas atuais a modificações que interferem na cultura organizacional, exigindo reorientações e mudanças nas práticas dos stakeholders, conforme apontam os estudos de Hall. As organizações estão mudando constantemente, sejam por fatores externos, sejam por fatores internos, sejam elas privadas ou públicas. Para o desenvolvimento dos estudos, foi realizada aplicação de técnica de entrevista por pauta com um vice-reitor de uma Instituição Federal de Ensino Superior, o que permitiu identificar alguns fatores que restringem as propostas de inovação e a forma como se pretendem implementar as ações inovadoras. Pode-se inferir dos achados que a desconstrução de determinadas resistências culturais é a maior barreira a ser vencida por uma nova gestão, mas que a comunicação, exposição das propostas e sensibilização da comunidade acadêmica fortalece a realização das novas ações. Portanto, conclui-se que para inovar é preciso utilizar os mais diversos métodos de envolvimento entre todos os atores, a fim de obter um alinhamento com os princípios de cada gestão administrativa.
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