RESUMO
Código: 186
Tipo: Relato Técnico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Estratégia e Gestão de Portfolio 

 

Abrir
Arquivo

 
Utilização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Como Ferramenta de Avaliação do Desempenho de Alunos do Curso de Administração de Empresas de Uma Instituição de Ensino Superior
 

Este Relato Técnico (RT) tem como objetivo verificar a importância da aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como ferramenta para avaliação do desempenho discente no curso de graduação em Administração de Empresas de uma Instituição de Ensino Superior (IES), contribuindo para a gestão e melhoria dos resultados de ensino. Este RT utiliza uma abordagem qualitativa de pesquisa documental em que foram analisados os últimos relatórios disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como forma de evolução do desempenho discente, seguindo os critérios do ENADE, e um estudo de caso em uma IES privada da cidade de Guarulhos - SP. Reforça-se que, com base no Relatório do ENADE, disponível no site do INEP, a IES pôde promover suas intervenções com base em cinco critérios, que permitem verificar: 1 - a adesão do corpo discente no dia do exame; 2 - a média das notas obtidas no ENADE; 3 - a percepção da prova pelo discente; 4 - o perfil socioeconômico dos alunos; 5 - processo de ensino-aprendizagem. Com a análise destes critérios, o curso de graduação obtém seu Conceito ENADE, auxiliando a IES na gestão de seus resultados de ensino.