RESUMO
Código: 156
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

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Projeto Ser Criança: Avaliação e Resultados
 

Este artigo tem como objeto a avaliação dos resultados do Projeto Ser Criança “Educação pelo Brinquedo”. Nosso objetivo é avaliar os resultados educacionais desenvolvidos pelo Projeto por meio das ações educativas inovadoras. O Projeto tem sido implementado por uma organização do Terceiro Setor nas cidades de Curvelo e Araçuaí, Minas Gerais, no período de 1989 ao final de 2014. Por isto, será apresentado um breve resumo bibliográfico sobre terceiro setor, responsabilidade social e educação integral. O artigo segue a metodologia de avaliação de projetos sociais (Marino, 2003 & Cohen & Franco, 2012). Será descritiva, avaliativa e qualitativa. Terá por base dados quantitativos e qualitativos advindos de fontes bibliográficas, documentais e entrevistas. Na parte quantitativa, foram utilizados os escores dos exames dos alunos de escolas públicas de ensino fundamental, realizados pelo IDEB. Na pesquisa qualitativa, foram analisados dados dos relatórios técnicos elaborados pelos coordenadores e os obtidos pelas 25 entrevistas feitas com educadores, alunos, pais e egressos do Projeto nas duas cidades, onde foi realizado. Pelos resultados da pesquisa pode-se concluir que os alunos/as das escolas parceiras do Projeto apresentaram melhores desempenhos medidos pelo IDEB em comparação com aqueles obtidos pelos estudantes das escolas estaduais que dele não participaram.