RESUMO
Código: 134
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Gestão do Esporte

 

Abrir
Arquivo

 
A Relação Entre A Percepção da Confiança Interorganizacional e A Centralidade dos Atores de Uma Rede Social Esportiva
 

O presente estudo teve como objetivo analisar a rede social de uma organização esportiva e verificar se a confiança dos atletas em seus departamentos e nos demais atletas está relacionada à centralidade desses atores na estrutura da rede. Inicialmente foi aplicado um questionário com 20 atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, para selecionar os cinco departamentos considerados mais importantes. Um novo questionário foi aplicado em outros 30 atletas para mensurar a percepção da confiança em relação a cada um dos cinco departamentos e a três outros atletas com os quais eles tivessem relação. A análise dos resultados foi feita através dos softwares UCINET e SPSS. Os resultados apontaram que a percepção da confiança é maior entre os próprios atletas do que nos diversos departamentos da rede social esportiva em questão. Também verificamos uma relação positiva entre a percepção da confiança nos atores de uma rede social esportiva e a centralidade destes atores na estrutura da rede. Entretanto, os resultados não tiveram a significância estatística esperada.