RESUMO
Código: 127
Tipo: Relato Técnico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Gestão da Saúde

 

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Implantação de Checklist Para Autorização de Ressonância Magnética de Coluna Como Ferramenta de Redução do Tempo de Atendimento em Uma Operadora de Saúde
 

Uma das preocupações de operadoras privadas de planos de saúde é a diminuição do tempo de atendimento de seus clientes, nas centrais de atendimento, regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações, neste sentido, o presente relato técnico foi delineado como estudo qualitativo de pesquisa participante, onde foi mensurado o tempo médio de atendimento para solicitações do exame de ressonância magnética (RM) de coluna, desde o contato do beneficiário até a autorização final pela equipe médica de auditoria, juntamente com as implicações que a demora do atendimento podem gerar. O presente trabalho avaliou o tempo médio de atendimento, antes e após a implantação de um novo fluxo de decisão, com a inclusão de um Checklist durante as solicitações de RM de coluna. A partir da análise dos resultados, foi possível verificar a diminuição do tempo médio de atendimento de 10 para até 6 minutos por cliente e o ganho produtivo para o processo, relacionado à maior eficiência da operadora, satisfação dos clientes, colaboradores e prestadores de serviços.