RESUMO
Código: 120
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional, de Negócios e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Modelo Delta, Inovação e Posicionamento Estratégico no Segmento de Linhas de Transmissão de Energia Elétrica
 

O sistema elétrico brasileiro, nascido por investimentos governamentais, manteve sua origem pública e consagrou grandes empresas estatais de energia. Após a implantação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 1998, acentuou a alternância do modelo estatal para o privado. O presente estudo buscou analisar a estratégia de uma empresa multinacional, pioneira no setor de transmissão de energia elétrica, para lidar com as mudanças na regulação da indústria e aumento de competição. Foi utilizada a metodologia qualitativa de análise, tendo como referência teórica o Modelo Delta de posicionamento estratégico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas orientadas por questionário semiestruturado, envolvendo o corpo de diretores e gerentes da empresa, e foram interpretados utilizando a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que as estratégias adotadas pela empresa, após as mudanças de ambiente, podem ser explicadas à luz do modelo Delta de Hax & Wilde II. Concluiu-se que as estratégias adotadas pela empresa foram eficientes para mantê-la na liderança do mercado e que o Modelo Delta constituiu um importante método para a análise de posicionamento estratégico.