O objetivo deste artigo foi propor um modelo de planejamento estratégico para clubes de rugby em desenvolvimento no Brasil, considerando a baixa adesão de seus gestores a práticas de administração estratégica em suas organizações. Embora a prática deste esporte no país seja centenária, a maioria dos clubes existentes na atualidade estão ainda na fase de desenvolvimento, situação vital para a implementação de ferramentas específicas que garantam a viabilidade de longo prazo das instituições em questão. Por meio de um delineamento qualitativo do tipo exploratório-interpretativo buscou-se, com base em pesquisa bibliográfica e documental, detectar ferramentas de planejamento estratégico úteis e exequíveis para a problemática apresentada. A análise dos relatórios de pesquisa da Confederação Brasileira de Rugby junto aos clubes que a compõem aponta para essa necessidade, uma vez que, embora a totalidade das entidades pesquisadas considere importante a realização do planejamento estratégico, a maioria não o possui e, entre as que possuem, é evidenciada a dificuldade de execução e alcance dos planos e metas previstos. Com base nesses resultados, foi proposto um modelo de planejamento estratégico compatível com o objeto em questão, que possa servir como referencial de aplicação para gestores e de discussão para pesquisadores do assunto no futuro.
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