RESUMO
Código: 531
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Administração Pública

 

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Aplicação do Modelo de Centro de Serviços Compartilhados – Csc, no Serviço Público: Análise da Visão dos Gestores de Uma Autarquia Federal.
 

Este artigo tem como objetivo geral analisar a visão dos gestores de uma autarquia federal, sobre a aplicabilidade de um modelo de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), como ferramenta de remodelagem organizacional. Como questão da pesquisa foi analisado se o modelo de CSC pode ser aplicado como ferramenta de reestruturação organizacional na área pública. Foi realizado levantamento bibliométrico sobre os principais autores que estudam o modelo de CSC na administração privada e pública, que abordam o tema na área internacional e nacional. Foi adaptado um questionário, a partir de um modelo testado sobre o tema, e aplicado juntos aos gestores das áreas objeto de compartilhamento; finanças, recurso humanos, suprimento e tecnologia de informação. Os dados foram tratados através dos padrões da escala Liket e analisados. A pesquisa indica que os gestores entendem que existem maiores vantagens com a aplicação do modelo de CSC do que desvantagem ou barreiras a sua implantação, indicando que a exemplos de outros países que adotam o modelo na esfera pública, o modelo de CSC pode contribuir como ferramenta de remodelagem organizacional.