o marketing é fundamentalmente o termo que define o conjunto de atividades que buscam facilitar e consumar relações de troca entre produtor e consumidor. No meio esportivo, o marketing é uma estratégia que utiliza o esporte para atingir suas metas. Muitas decisões relativas ao marketing são tomadas pelos empreendedores, e ao adotarem estratégias inovadoras. Neste caminho, como os profissionais que atuam no esporte devem se posicionar para perceber as possibilidades empreendedoras com inovações incrementais do marketing esportivo como possibilidade e meio para alcançar metas para uma organização esportiva? Como se dá a otimização e profissionalização do mercado esportivo para as MPME ligadas ao esporte? O marketing esportivo pode ser incrementado pelo marketing empreendedor (ME) nas MPME ligadas ao esporte? Para responder estas questões, o presente estudo objetivou analisar o referencial teórico sobre ME e identificar as possíveis contribuições para aplicabilidade nas MPME ligadas ao esporte. Trata-se de um estudo exploratório documental mediante uma análise científica sistematizada, procurando integrar a teoria do ME com o desenvolvimento de MPME ligadas ao esporte, apresentando uma visão sobre os possíveis processos e dinâmicas subjacentes às estratégias de marketing esportivo nas MPME, considerando o esporte como opção de investimento.
|