Este artigo apresenta parte das pesquisas sobre docentes universitários e suas carreiras em
instituições públicas. Seu objetivo é caracterizar e interpretar aspectos da carreira docente em
quatro momentos diferentes; dos 86 pesquisados alguns são professores entrantes (mestrandos
e doutorandos); outros temcinco anos; vinte e trinta anos de carreira. A metodogia de
pesquisa foi quantitativa e qualitativa, utilizando de questionário com perguntas abertas e
fechadas. Os dados obtidos revelaram variações significativas quanto aos motivos e os
objetivos da escolha da carreira docente, às características do seu desenvolvimento e às
perspectivas pessoais e profissionais nos últimos trinta anos. Conclui-se que as carreiras dos
docentes universitários são construídas e reconstruídas dinamicamente, adequando-se
prioritariamente às oportunidades surgidas que focam-se em recompensas como status;
estabilidade; perspectivas de produção intelectual; de estudo permanente; de crescimento
profissional sem gastos econômicos pessoais, especialmente em continuidade a programas de
iniciação científica; de relacionamentos com alunos e pares, entre outros. Nessa carreira deve
ser dada atenção especial aos processos de acesso, de profissionalização, suporte para o
desenvolvimento e avaliação do trabalho docente em instituições públicas. Visa-se melhorar a
qualidade da formação de novos profissionais, a atuação do docente no magistério, na
pesquisa e na extensão e a própria universidade.
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