RESUMO
Código: 509
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Administração Pública

 

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A Carreira Universitária Na Visão dos Docentes de Instituições Públicas: Escolha, Formação, Trabalho e Realização Profissional
 

Este artigo apresenta parte das pesquisas sobre docentes universitários e suas carreiras em instituições públicas. Seu objetivo é caracterizar e interpretar aspectos da carreira docente em quatro momentos diferentes; dos 86 pesquisados alguns são professores entrantes (mestrandos e doutorandos); outros temcinco anos; vinte e trinta anos de carreira. A metodogia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa, utilizando de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos revelaram variações significativas quanto aos motivos e os objetivos da escolha da carreira docente, às características do seu desenvolvimento e às perspectivas pessoais e profissionais nos últimos trinta anos. Conclui-se que as carreiras dos docentes universitários são construídas e reconstruídas dinamicamente, adequando-se prioritariamente às oportunidades surgidas que focam-se em recompensas como status; estabilidade; perspectivas de produção intelectual; de estudo permanente; de crescimento profissional sem gastos econômicos pessoais, especialmente em continuidade a programas de iniciação científica; de relacionamentos com alunos e pares, entre outros. Nessa carreira deve ser dada atenção especial aos processos de acesso, de profissionalização, suporte para o desenvolvimento e avaliação do trabalho docente em instituições públicas. Visa-se melhorar a qualidade da formação de novos profissionais, a atuação do docente no magistério, na pesquisa e na extensão e a própria universidade.