Estima-se que até 2015 as infraestruturas aeroportuárias no âmbito global estarão sujeitas a um tráfego de 7,2 bilhões de passageiros, o que, consequentemente, poderá provocar longas filas de espera para o consumo de serviços nos aeroportos. A presente pesquisa teve por objetivo descrever e analisar as experiências em serviços dos consumidores de viagens aéreas em terminais de passageiros dos aeroportos brasileiros e estrangeiros. Foram entrevistados 21 passageiros que realizaram um mínimo de três viagens aéreas nos últimos doze meses. Identificou-se no discurso dos entrevistados que os aeroportos, tanto nacionais quanto internacionais, atendem o foco dos passageiros em relação ao propósito de transitar entre diferentes localidades. Os respondentes possuem um objetivo ao visitarem os aeroportos e, prioritariamente, não esperam por shoppings, mas por “serviços funcionais” para sua viagem aérea. Contudo, a existência desses serviços pode servir de motivador para que o passageiro tenha uma ‘estadia’ mais prazerosa no ambiente, especialmente no caso de extensos intervalos entre um voo e outro. O passageiro brasileiro apresenta uma forma convencional e provavelmente tradicional de utilizar os terminais de passageiros, em função das crenças que já construiu sobre estes espaços e denomina todo o tempo que passa no aeroporto como um ‘tempo de espera’.
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