RESUMO
Código: 479
Tipo: Relato Técnico
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional e de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Redes Sociais Como Ferramentas de Gestão do Conhecimento
 

Este relato teve como objetivo diagnosticar como as redes sociais são utilizadas na empresa Contabilidade Souza e se são utilizadas como ferramentas de gestão do conhecimento. Foi realizada uma pesquisa de campo descritiva e qualitativa na empresa, utilizando as abordagens sobre gestão de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008), Davenport e Prusak (2003) e Choo (2003). Coletou-se dados secundários sobre os conteúdos disponibilizados nas redes sociais utilizadas pela empresa durante o período de 01 de junho de 2011 a 30 de junho de 2012 e realizou-se entrevistas semiestruturadas com os dois envolvidos no processo de geração, armazenamento e transmissão dos conhecimentos relevantes à empresa. Os resultados indicaram que a empresa utiliza quatro redes sociais: Facebook, Orkut, Twitter e Blog. Observou-se que a Contabilidade Souza não tem um programa de gestão do conhecimento, mas utiliza algumas ferramentas mesmo que não intencionalmente, sendo a maior fragilidade na fase de transmissão do conhecimento. A partir desse diagnóstico, a Contabilidade efetivou mudanças na gestão das redes sociais em decorrência da relação custo x benefício. Optou por deixar de utilizar o Blog e o Orkut e buscou uma empresa especializada em gestão de redes sociais e desenvolvimento de sites, terceirizando a gestão das redes sociais.