RESUMO
Código: 478
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Internacionalização e Estratégia

 

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A Influência da Orientação Empreendedora Na Formação de Alianças Estratégicas
 

O argumento teórico subjacente deste estudo refere-se ao valor que as alianças estratégicas (AE) podem gerar não somente por meio da exploração e aumento da base de conhecimento organizacional existente, mas mais por meio de orientação empreendedora (OE) que existem no relacionamento da aliança. A literatura de gestão chama atenção à lacuna da AE pelo paradigma da OE. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e empiricamente testar um modelo teórico em que (1) a OE está associada à AE, (2) essa relação é influenciada pelo efeito dos mediadores (setor e tamanho da empresa), e (3) a OE atua como um constructo multidimensional. Evidências coletadas com 101 empresas em 2008 e 100 em 2014, analisada por modelagem de equações estruturais, suportaram as hipóteses. A OE atua de forma multidimensional e pode ser usada para aumentar o desempenho das empresas com AE o que reduziria a barreira de entrada e os riscos do negócio. Essa relação é afetada pelos mediadores. Os modelos explicaram a relação OE-AE em 28,1% em 2008 e 23,4% em 2014.