RESUMO
Código: 471
Tipo: Pôster
Área: Gestão de Projetos
Tema: Escritório de Projetos, Maturidade e Organizações Baseadas em Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
Desvantagem Competitiva Pela Dificuldade Na Gestão do Processo de Projeto: Estudo de Caso em Uma Instituição de Ensino Superior
 

As Instituições de Ensino Superior (IES) vem sofrendo os impactos de ações predatórias com foco em custo e diferenciação com o intuito de redução da evasão e aumento de ingressantes. O estudo se justifica buscando demonstrar a importância do método de projetos para a caracterização de IES mais competitivas.Objetivo: Compreender a capacidade de gestão de projetos de negócio atrelados às estratégias empresariais de uma IES do interior de São Paulo.Metodologia: optou-se pela realização de um estudo de caso. As unidades de análises foram três projetos realizados no segundo semestre de 2013. O estudo utiliza respostas obtidas através de entrevistas abertas.Resultados: As entrevistas e a observação possibilitaram identificar problemas de diferentes graus de complexidade nas fases de planejamento, execução e controle. A fase de planejamento demonstrou maior criticidade devido à falta de competências essenciais na equipe de projetos gerando problemas estruturais no plano. Considerações Finais:Os objetivos foram atingidos através da constatação de que a gestão do processo do projeto é falha devido à falta de competências essenciais sobre o método de projetos. Investimentos na capacitação dos profissionais envolvidos são necessários para o melhor reconhecimento de oportunidades e obtenção de sucesso em projetos.