RESUMO
Código: 397
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Administração Pública

 

Abrir
Arquivo

 
Um Estudo Preliminar Sobre Acessibilidade de Pessoas Com Necessidades Especiais em Sites do Governo Eletrônico
 

Cada vez mais esforços públicos tem sido empregados para aumentar a capacidade e abrangência de serviços públicos através de meios eletrônicos diferenciados, favorecendo o acesso às informações governamentais, em qualquer lugar, em qualquer momento e em consonância com a reivindicação de igualdade de acesso. Se por um lado existe a oportunidade de governos utilizarem as TIC como uma ferramenta de aproximação com as pessoas, por outro lado estas devem contemplar a todos os cidadãos. Ou seja, aquelas com algum tipo de deficiência também devem ter a mesma possibilidade de acesso e uso. O Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG), surgiu para facilitar o acesso das pessoas às informações e serviços disponibilizados nos sítios e portais do governo. Este artigo apresenta os resultados da primeira fase de uma pesquisa em andamento, que teve como o objetivo analisar os erros de acessibilidade mais frequentes nos sites do governo eletrônico do Estado do Paraná, bem como identificar os sites que apresentam o menor e maior número de erros. Os resultados demonstram que muito ainda deve ser feito nos sites municipais analisados de modo a aumentar a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.