RESUMO
Código: 394
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Desenvolvimento de Novos Produtos: Relações Entre Os Mecanismos de Governança Corporativa de Tecnologia da Informação e As Orientações Estratégicas Para O Mercado e Aprendizado
 

O presente trabalho teve por objetivo instigar a discussão sobre as relações entre os mecanismos de governança corporativa de tecnologia da informação (GCTI) e as orientações estratégicas para o mercado (OM) e aprendizado (OA). O trabalho consiste em um ensaio teórico que iniciou com a discussão sobre a temática de desenvolvimento de novos produtos, a definição das orientações estratégicas OM e OA e os conceitos de Governança Corporativa de TI. Em seguida foi construído um modelo teórico onde se sustenta por meio da argumentação teórica que os mecanismos de relacionamento da GCTI possuem potencial para aumentar os níveis de aprendizado organizacional e o nível de conhecimento do mercado contribuindo para o Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) e consequentemente na performance organizacional.