Diversas empresas recentemente têm tomado ações voluntárias para reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa, mesmo não havendo um cenário de obrigatoriedade legal no Brasil. A literatura, por sua vez, explora possíveis motivadores que explicam esse comportamento das empresas, classificando-as como oportunidades ou riscos. O presente trabalho tem como objetivo verificar a visão estratégica das empresas da cadeia produtiva da carne bovina em relação às mudanças climáticas. A escolha pela pecuária bovina justifica-se por ser o setor com o maior volume de emissões no Brasil, por ser uma importante atividade econômica no país, por não ter havido estudos anteriores abordando a questão das mudanças climáticas no âmbito estratégico, além de que a gestão das questões ambientais varia sobremaneira de acordo com cada indústria. A partir
do estudo de caso de três empresas com atuação de destaque em termos ambientais de cada um dos principais elos da cadeia produtiva, os resultados indicaram que, de modo geral, a cadeia produtiva bovina observa tanto riscos quanto oportunidades, com algum predomínio de riscos, para a condução de ações em relação às mudanças climáticas.
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