RESUMO
Código: 354
Tipo: Relato Técnico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Estratégia e Gestão de Portfolio

 

Abrir
Arquivo

 
Transição de Marcas: A Gestão de Projetos Aplicada Ao Empreendedorismo Estratégico
 

Este estudo objetivou analisar como a gestão de projetos aplicada ao empreendedorismo estratégico, pode influenciar na transição da marca local Hispano para uma marca corporativa. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, com a coleta de dados resultante de uma entrevista aberta com o proprietário da empresa e de relatórios da consultoria apresentados por uma agência de publicidade. Efetuou-se a análise SWOT com o intuito de identificar o cenário da empresa perante o setor e seus concorrentes. Após obter essas informações e considerando a decisão do empresário de adotar uma marca “guarda chuva” que incorporasse as sub marcas dos segmentos em que a empresa atua em substituição a atual marca local Hispano, elaborou-se um projeto para orientar e apoiar essa transição, de modo que a mesma ocorra da melhor forma e com os riscos minimizados. Os resultados obtidos demonstram que o nome original da empresa deve ser mantido junto aos nomes que serão adotados, durante o período transitório, tentando assim manter os antigos clientes que se identificam com a marca local, enquanto busca-se conquistar novos clientes e mercados por meio da marca corporativa.