Para a conquista de espaço em um mercado competitivo, a inovação torna-se um elemento essencial no desempenho das empresas. Nesse contexto a internacionalização apresenta-se como uma alternativa estratégica, pois além de sua importância em termos competitivos, possibilita acesso a recursos que podem promover a inovação. Estudos voltados à influência da internacionalização nas inovações vem ganhando espaço na literatura internacional, porém com maior concentração em países desenvolvidos. Observa-se uma carência de pesquisas sobre economias emergentes, principalmente em decorrência de uma forte tendência à abertura da economia e do aumento da internacionalização. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a influência da internacionalização nas inovações em empresas de baixa intensidade tecnológica no contexto de uma economia emergente como o Brasil. Para isso foi realizado um estudo de caso com quatro empresas brasileiras, exportadoras e de baixa intensidade tecnológica, cujos dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas. Com base nos resultados, há evidências de que a internacionalização pode estimular o desenvolvimento de diferentes tipos de inovações em empresas de baixa intensidade tecnológica. Entretanto, o tipo de inovação resultante da internacionalização depende da natureza do negócio da firma e não da intensidade tecnológica.
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