Segundo a CAPES, o reconhecimento internacional é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas universidades brasileiras Este estudo visa relatar uma experiência positiva vivenciada pelos alunos da UNINOVE na realização do Módulo Internacional na Bentley University, em Massachussets – EUA Para tanto, realizou-se uma pesquisa científica aplicada, com abordagem qualitativa, natureza exploratória e aplicados os métodos pesquisa participante e survey Como unidade de análise, selecionou-se a segunda edição do Módulo Internacional em Tópicos Avançados em Gestão de Projetos, realizado na Bentley University Órgãos como a UNESCO têm incentivado Instituições de Ensino Superior (IES) a adotarem estratégias de internacionalização No Brasil, como incentivo à internacionalização, a CAPES atribui a nota máxima somente àquelas consideradas instituições de padrão internacional Como resultados, identificou-se que a infraestrutura oferecida pela anfitriã excedeu as expectativas dos estudantes (72%) Mais de 60% dos alunos consideraram que os workshops ministrados pelos professores Devoux e Shenhar, excederam suas expectativas A visita mais apreciada foi a Thermo Fisher (68,2%) Infraestrutura e visitas foram identificadas como as principais forças e fraquezas do módulo, respectivamente A internacionalização das IES contribui para sua avaliação junto à CAPES e também permite a ampliação do conhecimento a partir da convivência entre estudantes e professores de diferentes
|