RESUMO
Código: 311
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Internacionalização e Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Processo de Inovação das Práticas Estratégicas de Uma Instituição de Ensino Superior
 

A estratégia como pratica é uma vertente dos estudos organizacionais em estratégia que direciona sua análise para as ações individuais dos atores organizacionais, dando significativa importância para o contexto social no qual a estratégia se desenvolve e compreendendo o real significado do “fazer estratégia” na organização. Considerada como uma importante ferramenta que auxilia nas práticas da estratégia empresarial, a inovação é responsável por introduzir mudanças em processos, produtos ou negócios que influenciam positivamente a visão estratégica da organização. Este estudo objetivou verificar como ocorre o processo de inovação das práticas estratégicas de uma Instituição de Ensino Superior do Norte do Paraná. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de natureza descritiva e abordagem qualitativa, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Verifica-se que as práticas estratégicas da instituição encontram-se na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, e os processos que as inovam são a implementação da Sexta Free e do MBA Executivo, que foram estrategicamente desenvolvidos por meio da integração dos elementos prática, práxis e praticante. Percebe-se, também, que a estratégica como prática delimita regras e normas e conduz os processos inovadores da instituição.