RESUMO
Código: 305
Tipo: Artigo Científico
Área: Sustentabilidade
Tema: Gestão da Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
A Postura dos Consumidores Frente Às Práticas de Gestão Ambiental das Organizações
 

O presente artigo tem como objetivo apresentar a postura dos consumidores com relação às práticas de gestão ambiental adotadas pelas organizações brasileiras. Entende-se ser fundamental que as organizações adotem práticas de respeito ao meio ambiente, tanto nos seus processos internos quanto em ações externas, considerando as mudanças no cenário corporativo e social. Nota-se que os consumidores são peças-chave desse novo cenário, pois, cada vez mais, analisam a atuação responsável das organizações brasileiras. Para atingir os objetivos deste estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de questionários. A amostra foi composta por 336 pessoas em plena capacidade de consumo. Os resultados da pesquisa demonstram que a gestão ambiental pode ser uma excelente ferramenta para a conquista dos consumidores, haja vista que os consumidores percebem a grande responsabilidade, assumida pelas organizações, na atual situação do meio ambiente. Tal constatação foi possível porque a maioria dos entrevistados respondeu que a postura ambientalmente responsável das organizações é um fator decisivo no momento da compra. Porém, os dados revelaram que os consumidores não percebem as práticas adotadas pelas empresas. Essa falta de percepção pode prejudicar a valorização das organizações ambientalmente responsáveis por parte dos consumidores.