RESUMO
Código: 298
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Sustentabilidade em Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
A Percepção dos Consumidores Quanto Às Características Ecológicas: Análise de Viabilidade Baseada no Modelo Bertolini Para Água Mineral
 

A interação sustentável entre homem e natureza, onde o meio-ambiente não é apenas fonte dos recursos, tem influenciado a decisão de compra e os padrões de consumo. A conscientização dos consumidores quanto às questões ambientais pode indicar disposição em adquirir um produto que contenha características ecológicas. Este estudo de caso pretende averiguar, baseado na percepção dos consumidores, se investimentos em características ecológicas seriam capazes de trazer retornos financeiros positivos para uma indústria de água mineral de 510 ml. Para tal verificação as análises são feitas com base no modelo proposto por Bertolini (2009), que consistiu em identificar as características ecológicas mais percebidas pelos consumidores, avaliar a disponibilidade em adquirir o produto com tais características, analisar a viabilidade econômica do projeto, além de realizar cruzamentos entre as variáveis. Apurou-se que o fator preço ainda se sobrepõe à conscientização ecológica, pois diante da tabulação dos dados pode-se dizer que os entrevistados comprariam o produto com características ecológicas somente se ele estiver no mesmo preço dos demais. Ainda assim, diante das condições expostas, pode-se dizer que a utilização da ferramenta de análise foi capaz de apontar viabilidade para investimentos em características ecológicas para o produto água mineral de 510 ml.