RESUMO
Código: 291
Tipo: Relato Técnico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Gestão da Saúde

 

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A Demanda de Atendimento do Serviço Social em Um Hospital Público: O Desafio da Humanização e da Gestão da Assistencia Direta Ao Paciente.
 

O Hospital Público objeto de estudo preconiza a atuação da equipe de profissionais dentro da ótica do atendimento humanizado, valorizando o ser humano e priorizando a qualidade de vida, da sociedade em geral e da comunidade na qual está inserida, na forma de promover o bem-estar da população. Faz parte da estrutura de atendimento deste hospital, o Ambulatório de Especialidades que está situado no Município da cidade de São Paulo - SP, pertence à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, atende uma clientela de 2.200.000 habitantes. O Serviço Social do Ambulatório, em seu processo de trabalho cotidiano atende em média 800 usuários/mês, e o que predomina é o atendimento individual. Foi realizado um levantamento na demanda do Serviço Social, no período de janeiro/2014 a julho/2014 para identificar quais as principais atividades desenvolvidas pelo profissional do Serviço Social diante de sua demanda. Observou-se que é possível melhorar a capacidade produtiva do Serviço Social implantando novas ações para atuar junto ao usuário e seus familiares, prestando atendimento em nível assistencial e educativo, permitindo que sejam acolhidos em seus direitos e necessidades de saúde, reforçando assim os princípios da humanização.