Tornar-se mais competitiva, e manter o crescimento e a permanência no mercado, tem exigido das empresas de produtos e serviços de base tecnológica a adoção de estratégias diferenciadas, internacionalização das operações e inovação em produtos e serviços E, o investimento no comportamento empreendedor e inovador pelos gestores da empresa pode ser uma prática para promover a competitividade O propósito do estudo é analisar se o modelo da Teoria do Comportamento Planejado (Ajzen,1991), com seus atributos, atitudes, normas subjetivas e controle do comportamento percebido, pode servir para identificar a intenção empreendedora e a decisão do gestor em adotar, ou não, o comportamento empreendedor corporativo Verificar diferenças entre gêneros quanto a este comportamento com base no estudos de Oghazi et al (2009) e de Harris (2013), também foi considerado de interesse Realizou-se pesquisa descritiva, quantitativa, junto aos gestores em uma empresa de produtos e serviços de base tecnológica, em São Paulo, Brasil Os resultados revelam que os gestores apresentam a intenção de adotar o comportamento empreendedor corporativo, sendo que os homens possuem alguns processos psicológicos diferentes das gestoras mulheres, quando se trata de assumir este tipo de comportamento O estudo contribui para identificar atributos, características e relações que apóiem modelos, e programas
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