Um desafio atual na prática docente está em transformar salas de aula em laboratórios para troca de experiências em cursos cujo objetivo é aprimorar as habilidades profissionais de maneira prática e significativa. A busca por aperfeiçoamento demonstra que, cada vez mais, os profissionais tomam consciência de que as organizações coexistem em ambientes extremamente competitivos, buscando conquistar mais mercados a partir de vantagens competitivas sustentáveis, exigindo respostas rápidas de seus colaboradores. Considerando que o processo de criatividade pode ser estimulado pela criação de um ambiente propício, este estudo visa discutir a aplicação de uma estratégia didática desenvolvida para este fim. Utilizando a metodologia do estudo de caso único, empregou-se a técnica da observação não estruturada (informal ou simples) para realizar o recolhimento e registro dos fatos ocorridos durante a aplicação da estratégia. Discute-se elementos como identificação de oportunidades, criatividade, inovação e empreendedorismo, buscando sua inter-relação para compreender como é possível motivar a geração de propostas de projetos inovadores em ambientes de ensino. Como resultado, apresenta-se as percepções do professor sobre a estratégia didática aplicada, enfatizando que um ambiente propicio ao desenvolvimento de ideias estimula o aluno a propor soluções às improbabilidades, criando alternativas inovadoras para as necessidades identificadas.
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