Democratizar o ensino superior é ampliar o acesso à educação a todos os membros da sociedade, criando estratégias e políticas públicas que possibilitem o ingresso e a permanência dos alunos, sem haver perda na qualidade educacional. Nesse aspecto, o presente artigo evidencia ações inovadoras adotadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no apoio à democratização do acesso e da permanência de estudantes socialmente carentes, relatando-se as principais características do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (PROCEEM) e as configurações de alguns auxílios estudantis disponibilizados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, documental e de campo, cujos dados foram obtidos em documentos oficiais, além de entrevistas semi-estruturadas com coordenadores do projeto e alguns beneficiários das políticas. Os resultados evidenciam que o PROCEEM auxilia no aumento das oportunidades de acesso e consequentemente nas possibilidades de aprovação dos estudantes de escolas públicas, capacitando-os gratuitamente na matriz curricular do ENEM. Em relação às ações de apoio à permanência do estudante socialmente carente, além de reduzir os índices de evasão estudantil, proporcionam apoio financeiro para a manutenção do aluno e previne situações que possam reduzir seu bom desempenho acadêmico.
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